• facebook
  • youtube
  • rss feed

Concertos

25 de agosto de 2017
Concerto 130 anos de Villa-Lobos
26 de agosto de 2017
Concerto 130 anos de Villa-Lobos
27 de agosto de 2017
Concerto 130 anos de Villa-Lobos
Ver todos eventos
home / bios / Quarteto Radamés Gnattali

Quarteto Radamés Gnattali,

contato@quartetoradames.com.br
Quarteto Radamés GnattaliVencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009, indicado para o Grammy Latino 2012, Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013, o Quarteto Radamés Gnattali despontou como o primeiro no mundo a gravar em DVD e BluRay, os 17 Quartetos de Cordas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

A discografia do grupo inclui os seguintes álbuns: Quarteto Radamés interpreta Ricardo Tacuchian - obra integral (2014), As 4 Estações Cariocas (2011), Prelúdio 21 - Quarteto de Cordas (2011) e Quadro Brasil (2008), DVD Rio 450 Graus (2015), com direção de Paulo Fontanelle e, comemorando os 10 anos de existência do quarteto e os 110 anos de nascimento de Radamés Gnattali, o CD Radamés toca Radamés (2016), com a obra integral de Gnattali para quarteto de cordas.

Com o repertório basicamente dedicado à música brasileira, se apresentam regularmente em festivais tais como Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), Festival Villa-Lobos, Festival Internacional de Campos de Jordão, Bienal de Música Contemporânea da Funarte, dentre outros, além de turnês pela Europa, África, América do Sul e do Norte.

No âmbito educacional, o Quarteto Radamés Gnattali gravou 13 programas para a televisão dedicados aos quartetos de Heitor Villa-Lobos e pelo sexto ano consecutivo, realiza o projeto Brasil de Tuhu, levando a música desse compositor brasileiro às crianças de escolas públicas do Brasil.

"A interpretação do Quarteto Radamés Gnattali me deixou com os olhos rasos d'água. Não percam" (Opera Today website-US).

" As interpretações são marcadas por uma energia intensa, matizadas por um toque de nostalgia” (The Strad magazine-UK).

"O Quarteto Radamés Gnattali captura toda a pungência e a vibração dessa monumental obra de Villa-Lobos: A Integral dos 17 Quartetos de Cordas. Os resultados são espetaculares" (All Strings Magazine-US).

"Quarteto Radamés Gnattali, (...) segue em frente em seu intuito de inventariar os quartetos de cordas dos principais compositores brasileiros" (Revista Continente-Recife-Pernanbuco).


“Está na praça a integral dos quartetos de cordas de Villa-Lobos, gravada pelo Quarteto Radamés Gnattali. Gravação da melhor qualidade técnica e musical (...) têm uma carga forte de expressividade, e merecem uma visita tranquila"
(jornal O Globo - Rio de Janeiro-RJ).

"Villa-Lobos para Ouvir e Ver de Joelhos... O lançamento em DVD e BluRay de A Integral dos Quartetos de Cordas de Heitor Villa-Lobos pelo Quarteto Radamés Gnattali, do Rio de Janeiro, é algo de tal importância, que por si só já mereceria um grande elogio. O cuidado na produção é tal que temos de nos deter em alguns detalhes, todos fascinantes (jornal Gazeta do Povo - Curitiba-PR).

“Não há como não admirar o trabalho do Quarteto Radamés, as execuções são homogêneas, primando pela qualidade técnica elevada e pela rara sensibilidade artística (jornal A Gazeta - Vitória-ES).





©2014 Quarteto Radamés Gnattali - Todos os direitos reservados