• facebook
  • youtube
  • rss feed

Concertos

22 a 28 de julho de 2018
38° Festival Internacional de Música de Londrina
Ver todos eventos
home / bios / Carla Rincón

Carla Rincón, Violino I

rinconp73@yahoo.com
Carla RincónA premiada violinista Carla Rincón foi indicada ao Grammy Latino, Prêmio da Música Brasileira e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro e conquistou os prêmios Carlos Gomes e Rumos Itaú com o Quarteto Radamés Gnattali, do qual é fundadora, líder artística e primeiro violino.

Com uma reconhecida carreira como camerista e solista Carla se apresentou em importantes salas como o Carnegie Hall, Americas Society, Teresa Carreño, Sala Cecilia Meireles, e viajou pelo Japão, Alemanha, Áustria, Venezuela, Colômbia, México, Paraguai, Suíça, África do Sul, Portugal, Espanha, Estados Unidos divulgando a música brasileira de concerto.

Entre as suas gravações aclamadas pela crítica estão Quadro Brasil, As Quatro Estações Cariocas, Prelúdio XXI e o DVD Rio 450o, além das obras integrais para cordas de Radamés Gnattali, Ricardo Tacuchian e Heitor Villa-Lobos. Com este último registro, em DVD e Blu-Ray, Carla Rincón tornou-se a primeira mulher a gravar todo o repertório para formação de quarteto do mais conhecido compositor brasileiro.

Sua carreira teve início no famoso Sistema Nacional de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, onde atuou como solista das mais importantes orquestras daquele país e se destacou como professora no conservatório Simón Bolivar. Premiada com uma bolsa integral do Conselho Nacional de Cultura da Venezuela e da North Carolina School of the Arts, onde foi vencedora do Solo Competition 2001, Carla graduou-se nessa Universidade como aluna e assistente de Kevin Lawrence. Concluiu seu GPD em 2010, na Universidade de Hartford sob orientação de Katie Lansdale e participou de inúmeros concertos com a Greensboro Symphony Orchestra, Chamber Music Faculty Society (NCSA), Chamber Music Festival (NCSA), Roanoke Island Arts Festival e Killington Music Festival.

Atualmente é diretora artística e pedagógica da plataforma educativa Brasil de Tuhu, diretora musical e pedagógica do Instituto Zeca Pagodinho. Faz parte do corpo docente de importantes festivais e projetos tais como Campos do Jordão, Domingos Martins, Festival do Pará, Orquestrando a Vida, núcleo pedagógico do Festival Villa-Lobos, Mozarteum de Caracas e o Corona Youth Music Project em Nova Iorque. Além da sua intensa carreira musical, mantem uma ativa agenda de palestras, aulas e cursos para formação de professores.




©2014 Quarteto Radamés Gnattali - Todos os direitos reservados