• facebook
  • youtube
  • rss feed

Concertos

25 de agosto de 2017
Concerto 130 anos de Villa-Lobos
26 de agosto de 2017
Concerto 130 anos de Villa-Lobos
27 de agosto de 2017
Concerto 130 anos de Villa-Lobos
Ver todos eventos
home / bios / Marco Catto

Marco Catto, Viola

marcocatto@gmail.com
Marco CattoNatural de São Paulo, Marco Catto iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Tatuí, onde foi integrante da Camerata Paulista e Orquestra Sinfônica Paulista.
Em 1998 retornou a São Paulo após ser aceito no Instituto de Artes da UNESP, e em 2001 graduou-se bacharel na classe do Professor Ayrton Pinto. Foi membro da Orquestra Experimental de Repertório e da Camerata Fukuda durante seu bacharelado.
Em 2002 ingressou na Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e foi convidado para ser membro do Quarteto de cordas Kirimáua.
Mudou-se para a Hungria em 2004, onde estudou como bolsista da Fundação Vitae na Academia de Música Franz Liszt de Budapest com a Profa. Dra. Leila Rásonyi, e na classe de música de câmara do professor Laszlo Biháry. Foi membro da orquestra Vento Scala Zenekar e em abril de 2006 apresentou-se como solista frente à Orquestra Sinfônica de Szolnok, na cidade de Jászberény no interior da Hungria.
Em 2006 iniciou o seu mestrado na DePaul University em Chicago, o qual se formou com distinção, tendo aulas com o renomado violinista Pr. Dr. Ilya Kaler (medalhista de ouro nos concursos Tchaikovsky, Paganini e Sibelius) e aulas de música de câmara com os professores Rami Solomonov (Israel), Stephen Balderston (EUA) e Aglika Angelova (Bulgaria). Nesse período foi membro da Civic Orchestra of Chicago, onde se apresentou frente a grandes nomes da regência como Pierre Boulez, Bernard Haitink, Kent Nagano, Mark Elder, Oliver Knussen, Alan Gilbert, Andrew Grams, entre outros. Também foi integrante, por dois anos, da orquestra barroca Advent Chamber Orchestra, onde se apresentou como solista junto ao renomado violinista Jacques Israelievich em Hinsdale. Apresentou-se com o grupo de música contemporânea Dal Niente, em Chicago, e foi Spalla da DePaul Symphony Orchestra.
Participou de festivais e cursos de férias em Itu, Curitiba, Tatuí, Campos do Jordão, São Paulo (Festival Internacional de música de câmara) e Zeist (festival de quartetos - Holanda). Apresentando-se em Master Classes de professores como Chain-Taub (Israel), Eric Friedman (EUA), Sidney Hart (EUA), Shmuel Ashkenasi (Israel), Ilya Kaler (Russia), Matias Tacke (Alemanha), Jerrold Rubenstein (EUA), Gerardo Ribeiro (Portugal), Almita Vamos (EUA), entre outros.
Atualmente Marco Catto é um dos spallas da Orquestra Sinfônica da UFRJ, membro fundador da orquestra Johann Sebastian Rio, do Trio UFRJ e do Trio Paineiras, cursa seu doutorado sobre o ensino da música de câmara na UNIRIO e a partir do segundo semestre de 2016 juntou-se, como violista, ao renomado Quarteto Radamés Gnattali.




©2014 Quarteto Radamés Gnattali - Todos os direitos reservados