• facebook
  • youtube
  • rss feed

home / imprensa / notícias

Notícias

Conheça o projeto Concertos Didáticos Brasil de Tuhu

22 de dezembro de 2011

Desde 2009 o Quarteto Radamés Gnattali vem realizando séries de concertos didáticos em escolas da rede pública de diferentes estados do país. Até 2010 foram 30 municípios beneficiados, localizadas nos estados do Acre, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins.

Em virtude do sucesso da primeira edição, os Concertos Didáticos ganham, em 2010, um nome mais identificado com a proposta de circular pelo país: Brasil de Tuhu – Concertos Didáticos. Os músicos se basearam no antológico ‘Guia Prático’ (1932), de Heitor Villa-Lobos, para selecionar e adaptar o repertório que será mostrado aos jovens dos ensinos fundamental e médio, com a intenção de estimular seu interesse e percepção musicais.

A 3ª edição do projeto acontece no Rio de Janeiro com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Popularizar a música erudita é um dos principais lemas do quarteto. “Esse ano, a nossa mensagem será um pouco mais voltada para a música do que para a história. Vamos continuar usando o Guia Prático, mas queremos mostrar aos alunos o que é uma partitura, quais são as notas musicais”, exemplifica Carla Rincón, nascida em Caracas e formada pelo renomado sistema de orquestras infantis e juvenis da Venezuela. “Interagimos com a plateia durante os concertos e não há nada melhor do que ver a resposta imediata do que acabamos de tocar. Eles perguntam e nós respondemos, o que só nos aproxima”, ensina.

“É emocionante ver como a garotada aprende rápido as noções de melodia e ritmo que passamos, através de cirandas, cantigas de roda e temas folclóricos pesquisados por Villa-Lobos”, diz o violista Fernando Thebaldi. “

Saiba mais em:
www.brasildetuhu.com.br





©2014 Quarteto Radamés Gnattali - Todos os direitos reservados