• facebook
  • youtube
  • rss feed

home / imprensa / notícias

Notícias

Quarteto Radamés Gnattali lança em 5 de março de 2012 em Blurays e DVDs, os 17 Quartetos de Cordas de Villa-Lobos

22 de dezembro de 2011

O Quarteto Radamés encontrou nas gravações dos 17 quartetos de Villa-Lobos, a oportunidade de fugir dos enfoques mais tradicionais dados às obras sinfônicas ou de câmara escritas por Villa-Lobos. Em vez da grandiosidade, e das massas sonoras, entram a delicadeza e os comentários sutis sobre a brasilidade de cada obra, com o aprimoramento de uma linguagem que já vinha sendo trabalhada pelo grupo desde o Brasil de Tuhu, série de concertos didáticos realizados nos últimos anos pelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Essas turnês levaram o Quarteto a mergulhar em um Brasil imaginado pelo compositor carioca, construído sobre temas da cultura popular que foram transportados para o universo sonoro dos instrumentos de cordas.

O período em estúdio foi mais um feito do projeto. Entre julho de 2010 e maio de 2011, todos os Quartetos foram registrados, incluindo a revisão dos manuscritos e a realização de testes para as gravações com audiófilos internacionais. A urgência dos prazos para entrega do material final fez com que os músicos passassem até catorze horas por dia gravando. A técnica de captação utilizada foi da Deca Tree, idealizada por engenheiros da Decca Records para captação estéreo e conhedida desde a década de 50.

O Decca Tree utiliza 3 microfones eqüidistantes numa figura parecida com um triângulo eqüilátero. Essa técnica vem, ao longo dos anos, sendo muito utilizada para gravações de orquestras, coros e música de câmara, por proporcionar ao ouvinte uma imagem sonora muito parecida com a de um espectador ao vivo. Assim, cada tomada de som se tornou uma jornada em que se misturaram o risco, a exaustão e o interesse crescente por obras que não param de comunicar ideias.





©2014 Quarteto Radamés Gnattali - Todos os direitos reservados